queromecuidar@elevaterapia.com.br | agendamentos 11 99677 8728
A SERVIÇO DA BELEZA...
SHANTI OM
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

Sound Healing

September 4, 2017

 

 

Olá a todos, gostaria de apresentar a vocês uma visão mais científica e fisiológica do trabalho terapêutico que desenvolvo através de sons e frequências consideradas sagradas em muitas tradições antigas. É um trabalho muito fino que venho canalizando e tecendo com grande dedicação e propósito. O nome do projeto chama-se Eleva Terapia Sonora e há um espaço físico para dar corpo ao projeto, além das meditações sonoras em grupo que realizo em espaços de autoconhecimento.

 

A abordagem terapêutica utilizando o som como veículo é tão antiga quanto o homem. Em quase todas as culturas o som é utilizado como ferramenta de cura e autoconhecimento capaz de nos elevar e proporcionar profundos momentos de intimidade com o Ser Essencial. É essa a missão da Eleva, criar um espaço de cuidado ao Ser Integral, de escuta interna, de aprofundamento em si gerando assim ums bem-estar em todos os níveis, não só no físico. Felizmente a ciência avançou muito e hoje o som deixou de ter carácter místico e é objeto de estudo em diversas áreas da saúde.

 

No Brasil, infelizmente, essa abordagem não é muito conhecida e não há muitas pesquisas publicadas na área. O Sound Healing ou Sound Therapy como é chamado nos EUA e Europa há décadas já é utilizado como terapia complementar inclusive dentro de hospitais em conjunto com a medicina integrativa. É essa visão energética aliada aos estudos, comprovando a eficácia do som em processos terapêuticos, que desejo trazer para o Brazil em minha prática.

 

A premissa básica do trabalho é que, tudo quanto existe se manifesta a partir do som, da vibração primordial que sustenta a materialidade. E que nós somos feitos de layers de vibrações, que somados, emitem nossa nota pessoal. Nossa assinatura sonora individual. Quando não estamos "afinados" com quem nós somos, nossa verdade ou nosso propósito, isso dá vazão à processos que podem somatizar-se no corpo como doenças e disfunções. A segunda premissa é que somos seres criados para sermos senhores de nós mesmos, autodirigidos e autoresponsáveis e que "o processo de cura" é ativado por uma porta que se abre por dentro. E portanto, o terapeuta apenas facilita o processo de encontro da pessoa com sua própria beleza ou verdade.

 

 

Os instrumentos utilizados são meticulosamente afinados em escalas musicais chamadas Círculo das Quintas de Pitágoras e Entonação Justa de Ptolomeu. Isso quer dizer que tanto as notas quanto os intervalos musicais que elas criam entre si, formam razões matemáticas que em teoria musical chamam-se superconsonantes (quinta perfeita, quarta perfeita, oitava). Toda a estruturação da matéria como conhecemos, desde os átomos até galáxias respeitam essas relações matemáticas. Elas estão descritas nas relações do número Pi, na sequência de Fibonacci, proporção áurea e sólidos platônicos. O estudo mais famoso dessas proporções todos conhecemos como "O Homem Vitruviano de Da Vinci", que é um estudo da quadratura do círculo em essência e que está ligado aos ciclos maiores. Ele foi um grande iniciado e dedicou muito de seus estudos à geometria sagrada escondida na matemática.


Estes instrumentos são feitos de cristal de quartzo, o que não é por acaso, para deixá-los mais bonitos. O quartzo é O MINERAL. O segundo mais abundante da Terra e possui propriedades incríveis. O quartzo em tudo hoje em dia, do seu relógio, celular, computador ao telescópio Hubble. Silicon Vale não tem esse nome por acaso também, o silício move o século 21.

 

 

Utilizo o quartzo por motivos bem especiais. Primeiro, ele possui propriedades piezoelétricas e isso muda tudo. Ele é capaz de gerar energia elétrica quando vibrado. Ele também emite ondas infravermelhas longas. Para quem é fisioterapeuta, sabe dos benefícios dessas ondas sobre o corpo. Nossas mãos emitem infravermelho é por isso que o Reiki e qualquer terapia de imposição de mãos tem efeitos benéficos sobre o corpo. Ele também tem alta correlação com os átomos de água, ambos assumem forma cristalina tetraédrica e ambos podem interagir entre si energeticamente. E por último, o quartzo é um cristal que pode ser programado com energias de várias formas (incluindo o eletromagnetismo cerebral e cardíaco), pode ampliar as energias, converter, armazenar e direcionar. Nós seres humanos, por sermos 70% feitos de água e mais 20% de estruturas cristalinas (como nossos ossos feito de hidroxiapatita), podemos entrar em ressonância com esse mineral muito facilmente. Usando uma analogia, somos rochas em direção ao estado cristalino. Manifestar o Cristo Cósmico significa tornar-se transparente, translúcido o suficiente para que a luz não ache qualquer resistência e flua em toda sua potência.

 

Ao tocar os instrumentos sobre a pessoa o som irá viajar de três formas diferentes: será captado pelo aparelho auditivo e através do efeito de "bone conduction", convertido de onda mecânica para pulso elétrico que é a linguagem do cérebro: eletromagnetismo. Essa transformação acontece porque nosso ouvido e toda malha óssea possui propriedades piezoelétricas também. Além dos ouvidos, a vibração irá impactar as moléculas de água em nossas células e todo sistema ósseo. O som é uma onda mecânica, mas com essas tigelas de quartzo, parte da energia é convertida em ondas eletromagnéticas que são captadas pela malha nervosa óssea e pela organela, até pouco desconhecida, chamada “primary cilium” que é um sensor capaz de decodificar movimento, luz, calor e outras formas de energia. No ar, o som viaja à 345 m/s, na água 4 vezes mais rápido e nos ossos 35 vezes mais. Qualquer manipulação com acupressão utilizando os diapasões e as tigelas irão afetar profundamente os sistemas corporais, forçando-os a entrarem em ressonância com estes sons sagrados, chamados cientificamente de frequências harmônicas ou simpáticas. Esse "forçar" é conhecido em física por efeito de entrainment e acontece a todo momento em nosso cérebro. Através do som é possível induzir ondas cerebrais do tipo gamma, beta, alpha, theta e delta dependendo da anamnese. É por isso que funciona, por conta da nossa natureza bioressonante. Somos antenas vivas.

 

O sistema imunológico e hormonal respondem imediatamente e em menos de 10 minutos uma enxurrada de substâncias benéficas como ocitocina, endorfina, óxido nítrico, imunoglobulinas são liberadas e o bem-estar e relaxamento se instalam. De 65% à 80% da doenças estão relacionadas à fatores estressores segundo a Associação Americana de Medicina. E 50% das doenças autoimunes possuem "causas desconhecidas". Logo, qualquer atividade que diminua o estresse trará saúde, essa terapia é apenas uma das formas.

 

Estudei Sound Healing através de Jonathan Goldman que é uma referência no assunto nos EUA e aqui no Brasil o Luiz Pontes da Som de Cristal foi um grande guia e incentivador deste trabalho. Andei por vários outros caminhos de autoconhecimento como o yoga e nada yoga, meditação, o Reiki, a psicologia que venho cursando no IPUSP, várias retiros, medicina da floresta, psicossíntese, enfim, um longo percurso para chegar até aqui e oferecer esse trabalho ao mundo.

 

Portanto, se a música tem lugar especial em sua vida e você sente ressonância com os cristais e reino mineral, então você precisa viver a experiência profunda da massagem sonora 432Hz feita com tigelas de cristal de quartzo, taças, diapasões e outros instrumentos. O reequilíbrio físico e alinhamento dos chakras e dos corpos sutis são feitos a partir da leitura espectográfica da sua voz com software específico. Nessa análise é possível descobrir quais notas musicais estão faltando em sua assinatura vocal (bioressonância), sendo que cada nota está relacionada a um dos chakras.

 

Os sons e frequências tocados durante o atendimento são personalizados de acordo com sua leitura energética. Ao final da sessão, uma Essência de Som & Cristais é produzida com a água estruturada de dentro das Tigelas de Quartzo. Ou seja, você colocará em seu sistema, a partir da manipulação da essência, as vibrações das notas musicais que estão ausentes na sua assinatura sonora. Água estruturada é um conceito velho com um nome novo, os maiores exemplos são conhecidos por água benta, florais de todos os tipos e a própria homeopatia, contudo, o som aliado ao quartzo é uma das formas mais eficazes de se estruturar a água (ver pesquisas no campo da cimática & água). A Terapia Sonora tem grandes resultados no combate ao estresse e ansiedade, TDAH, distúrbios do sono, alívio de dores crônicas, fadiga, doenças autoimunes e depressão. Venha meditar e relaxar. Se dê de presente essa imersão em você mesmo através dos sons sagrados.

 

Os preços são razoáveis para que todos tenham acesso ao processo terapêutico.

 

A intenção deste artigo era contar um pouco mais sobre esse projeto e minhas referências sem ser simplista demais. Esse é um assunto fascinante e bem complexo e realmente creio que muito em breve som e água serão as medicinas do futuro (do presente...rs). Já escutei comentários do tipo "ah vem aí e toca o sininho", o que me deixa apenas com uma questão: preciso realmente fazer o trabalho de divulgação dessa práxis terapêutica para que uma cultura de informação sobre Sound Healing seja difundida com seriedade, ética e compromisso.

 

Venho pesquisando há anos sobre som, água e cristais. Muitas são as referências que me guiaram dentro deste campo, mas para citar algumas, esse trabalho tem suas fundações nas pesquisas de Marcel Vogel com o quartzo e água estruturada; Jacques Benveniste e os estudos com a memória da água; o tratamento do flúor, cloreto e nitrato na água utilizando a moringa oleifera; as pesquisas sobre vanádio, lítio, óxido de magnésio, água alcalina e íons negativos; Tesla e as energias de forma e campos eletromagnéticos; Karl Drbal e a energia das pirâmides; Viktor Schauberger sobre água estruturada vortex e geometria sagrada; Alfred Tomatis e sua educação auditiva; Hans Cousto e a oitava cósmica; Nick Anthony Fiorenza e a correspondência entre som e cor; Raymond Rife e o câncer; Fabien Maman e a acupuntura com diapasões; Joel Sternheimer e Jonathan Middleton e a “music protein and DNA”; John Beaulieu e o óxido nítrico; Mitchell Gaynor com a medicina integrativa; Dr. Peter Guy Manners e Hans Jenny com a cimática; Paul Schmid e a bioressonância; Dr. Hamer com a nova medicina germânica; La Foye e Antônio Rodrigues com os gráficos radiestésicos; Antonio Duncan e Katrina Raphaell e a sabedoria do reino mineral e dévico; Slim Spurling e o eletromagnetismo do cobre; Rollin McCraty do HeartMath e as pesquisas com coerência cardíaca e resiliência; Nassim Haramein com a geometria sagrada; Drunvalo Melchizedek e a “flower of life”; Bruce Lipton com a epigenética; Rupert Sheldrake e os campos morfogenéticos; Martin Seligman com a psicologia positiva; Roberto Assagioli com a psicossíntese transpessoal; Valborg Werbeck-Svärdström da escola do despertar da voz; Jonathan Goldman com o canto harmônico e vogais sagradas; Sharry Edwards com a bioacústica humana; Dr. Sérgio Felipe com os estudos da glândula pineal, Marcelo Petraglia com a consciência musical e tantos outros pioneiros ainda por serem (re)descobertos. Além da inspiração de caminhantes espirituais como Krishnamurti, Hermógenes, Iyengar e a árvore do yoga, Steiner com a biografia humana e os temperamentos; Lelup, Viktor Frankl com a logoterapia, Annie Besant e Blavatsky com a sabedoria perene, Alice Bailey e Mestre D.K. e o sadhana de meditação...

 

Meu agradecimento especial ao Luiz e a Rita da Som de Cristal por todo apoio ao projeto desde o começo e a parceria na divulgação da mensagem luminosa que as tigelas trazem ao mundo.

 

Enfim, é isso caros amigos, que esta mensagem encontre eco em seus corações e se sentirem o chamado, as portas da Eleva estão abertas para recebê-los.

 

Os atendimentos acontecem de segunda à sábado no Morumbi perto do estádio.

 

A serviço da Beleza! Shanti OM...

 

 

Share on Facebook
Please reload

Destaques

Sound Healing

04/09/2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

04/09/2017

Please reload

Arquivos

Please reload

Tags