top of page
Buscar
  • Felipe Sucupira

Cientistas descobriram uma maneira de destruir tumores de câncer utilizando apenas ondas sonoras


Terapia Sonora

“Um tratamento não invasivo e direcionado que utiliza ondas sonoras para erradicar as células cancerígenas.”

A terapia utilizando o som para tratamento de diversos males, mais especificamente a faixa sonora que compreende o ultrassom, já é bastante utilizada em diversos hospitais no mundo todo. Inclusive o próprio FDA, a ANVISA americana, orgão que regula as leis e procedimentos em saúde, reconhece os benefícios dessa terapia inovadora.

Na matéria feita pela BBC UK é possível acompanhar uma cirurgia cerebral feita utilizando apenas a tecnologia ultrasônica para tratar os efeitos do Mal de Parkinson no paciente.

Um avanço recente na tecnologia de terapia de ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU) provou seu uso como um tratamento eficaz contra o câncer. Uma equipe de pesquisa multi-institucional da China desenvolveu um transdutor de cavidade esférica semi-fechado que pode produzir um campo de ondas estacionárias focalizado em uma região focal e intensidade ultrassônica extremamente alta. O transdutor de cavidade esférica pareceu gerar regiões focais mais estreitas e maior amplitude de pressão em comparação com o tradicional transdutor esférico côncavo. Os pesquisadores disseram que o nível de intensidade gerado pelo novo design do transdutor pode levar a melhorias significativas na terapia com HIFU. Os resultados foram publicados no Journal of Applied Physics.

HIFU é um tratamento não invasivo e direcionado que utiliza ondas sonoras para erradicar as células cancerígenas. O HIFU usa um transdutor ultrassônico para converter sinais elétricos em ondas sonoras, e então concentra o ultrassom em uma pequena região focal para elevar a temperatura para mais de 65 decretos Celsius, matando células cancerígenas no processo sem induzir dano aos tecidos adjacentes. A técnica funciona da mesma maneira que o foco da luz do sol através de uma lente, o que ajuda a eliminar as células causadoras de doenças.

HIFU pode ser usado como uma alternativa aos tratamentos tradicionais de câncer, como quimioterapia e cirurgia.

Ondas sonoras se mostram viáveis ​​no tratamento do câncer em diversos estudos

A terapia ultrassônica focalizada de alta intensidade mostrou-se um tratamento altamente eficaz contra o câncer em vários estudos e ensaios clínicos. Por exemplo, pesquisadores do University College Hospital, em Londres, examinaram 625 homens com câncer de próstata e descobriram que 93% dos pacientes que foram submetidos a tratamento com HIFU permaneceram livres de câncer cinco anos após o tratamento, sem necessidade de cirurgia ou radioterapia. Os dados também mostraram que apenas um a dois por cento dos pacientes que receberam tratamento com HIFU sofreram incontinência urinária a longo prazo, em comparação com 10 a 20 por cento dos pacientes que fizeram cirurgia. Além disso, apenas 15 por cento dos pacientes no grupo HIFU desenvolveram disfunção erétil em comparação com 30 a 60 por cento dos pacientes cirúrgicos.

“Os resultados deste estudo são impressionantes e têm o potencial de transformar o tratamento do câncer de próstata para muitos homens no futuro. É uma tecnologia extremamente empolgante e esses resultados mostram que em homens diagnosticados precocemente pelo teste de sangue de antígeno específico da próstata (PSA), essa terapia direcionada pode ser tão eficaz quanto a cirurgia para remover toda a próstata ou radioterapia e causar muito menos efeitos colaterais ”, disse o co-autor Tim Dudderidge.

Os resultados foram apresentados em uma reunião anual da Associação Europeia de Urologia, em Munique, na Alemanha.

Um estudo clínico britânico financiado pelo Conselho de Pesquisa Médica também descobriu que 95 por cento dos pacientes que foram submetidos à terapia com HIFU para câncer de próstata permaneceram livres de câncer aos 12 meses após o tratamento. Os pesquisadores também descobriram que nenhum dos entrevistados sofreu incontinência urinária durante o período de acompanhamento.

Outra inovação em ondas sonoras para ficar de olho

Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, desenvolveram uma nova técnica que usa ondas sonoras focadas para ativar partículas minúsculas conhecidas como nanodropletas. Segundo os pesquisadores, a nova técnica foi tão precisa quanto o uso de agulhas na biópsia. “Com um pouco de energia de ultra-som, as nanodróticas se transformam em microbolhas. Isso é importante porque o ultrassom pode realmente oscilar essas microbolhas. As microbolhas absorvem a energia do ultrassom e depois agem como luvas de boxe para perfurar as células do tumor e tirar pequenas vesículas. Isso nos levou a detectar alguns genes que eram indicativos da agressividade do tumor. Isso é potencialmente muito poderoso. Você pode obter uma caracterização genética do tumor, mas é relativamente não-invasivo”, disse o professor de engenharia Roger Zemp.

Os resultados foram publicados na revista Cancer Research

Artigo traduzido do site www.naturalnews.com

497 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page