O SOM NO PROCESSO TERAPÊUTICO

Entenda como e porque funciona

 
VIVEMOS NUM MAR DE

Ondas & Frequências

Frequência é uma grandeza física que indica o número de ocorrências de um evento – oscilações no caso das ondas sonoras – em um determinado intervalo de tempo. Esse tempo recebe o nome de período. Para contagens por unidade de tempo utiliza-se o hertz (Hz) e sua amplitude (altura) é dada em decibéis. A marcação de 1Hz significa que a oscilação de uma onda se repete uma vez por segundo. As ondas sonoras são ondas mecânicas longitudinais e possuem frequências diversas. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20Hz e 20.000Hz. Abaixo e acima desta faixa estão o infrassom e o ultrassom, respectivamente. Tudo quanto existe no universo emite uma frequência particular dando forma à matéria. Os físicos já descobriram que na base do campo quântico há somente vibração em potencial.

 
VOCÊ É FEITO DE

Frequências Harmônicas

Em acústica, a harmônica de uma onda é uma frequência específica de vibração que tem a propriedade de causar o fenômeno de ressonância. Tais frequências são denominadas frequências de ressonância. Os harmônicos têm uma forte aplicação na música, pois eles definem as frequências do som audível que correspondem às notas da escala musical conhecida por Série Harmônica – Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Em Sound Healing, a quantidade de harmônicos contidos em uma nota determina a potência de seu efeito ressonante. Ou seja, podemos pensar em harmônicos como "nutrientes" onde a "quantidade de nutrientes" que determinado instrumento gera e transfere determina sua riqueza e potência. Quanto maior o número de harmônicos, maior a ressonância em um sistema. Agora, adivinhe qual instrumento é capaz de produzir o maior número de harmônicos até hoje conhecido? Exatamente, a voz humana.

 
É TUDO UMA QUESTÃO DE

Ressonância

Em física, ressonância é o fenômeno em que um sistema vibratório ou força externa conduz outro sistema a oscilar com maior amplitude em frequências específicas, conhecidas como frequências ressonantes ou frequências naturais do sistema. Nessas frequências, até mesmo pequenas forças podem produzir vibrações de grande amplitude, pois o sistema armazena energia vibracional. Em outras palavras, ressonância é um estado onde dois corpos vibracionais harmonizam suas frequências de forma consonante. Este estado harmônico propicia um melhor desempenho geral, ou seja, há menos energia sendo consumida quando dois ou mais corpos criam um sistema ressonante. De forma prática, nós temos mais energia vital e consequentemente mais saúde quando estamos em harmonia com nosso ambiente externo (planeta) e interno (nossa alma).

 
O PODEROSO EFEITO DE

Entrainment

O princípio de entrainment explica muito sobre o poder do som. Um som harmonioso projetado sobre uma pessoa que está num estado desarmonioso (doente), irá estimular seu sistema a entrar em ressonância com este som. Nossos átomos, moléculas, células, glândulas e órgãos todos possuem uma frequência vibratória. Sons produzidos tanto fora quanto dentro do nosso corpo (nossa voz) estimulam vibrações simpáticas em moléculas, células e nosso DNA. A explicação para este fenômeno é que, quando dois corpos vibram em diferentes frequências, há nesse sistema uma transferência de energia entre os dois corpos. A energia transferida começa a forçar os dois sistemas a entrarem em ressonância buscando a mesma vibração. O corpo com a vibração mais fraca (poucos harmônicos) será “arrastado” pelo corpo com a vibração mais forte (muitos harmônicos). COmo foi dito, um sistema ressonante utiliza o mínimo de energia pois ela é conservada e amplificada pelo próprio sistema. Novamente o Princípio Inteligente Universal busca o melhor desempenho com o mínimo de energia despendida. Em cronobiologia um exemplo clássico é o entrainment dos ritmos circadianos através do ciclo claro-escuro, sendo a luz um dos zeitgebers (sincronizador) mais importantes juntamente com o som. Outro exemplo é o entrainment entre a respiração e os batimentos cardíacos. Na Terapia do Som os mantras, as vogais sagradas, as notas e intervalos musicais e a própria música atuam como estímulos vibratórios mais fortes, ricos em harmônicos, que irão provocar a elevação do padrão vibratório da pessoa através deste princípio.

 
O QUARTZO E SEU

Efeito Piezoelétrico

O cristal piezoelétrico é um cristal que, quando submetido a uma pressão mecânica, gera um campo elétrico que pode ser coletado como tensão elétrica. O termo piezoeletricidade provém do grego piezein, que significa apertar/pressionar. Dos 32 grupos cristalinos, 20 apresentam piezoeletricidade, sendo o grupo do quartzo o mais utilizado pela indústria dada suas características peculiares e quantidade – é o segundo mineral mais abundante da Terra. O quartzo possui uma estrutura cristalina atômica hexagonal e polaridade em suas faces, baixa perda acústica, notável estabilidade química e térmica. Por todas essas notáveis características, os instrumentos musicais de cristal são feitos com 99,99% de puro quartzo. Sua capacidade piezoelétrica faz com que um bloco de quartzo cristalino seja um ótimo ressoador mecânico e conversor eletromagnético.

OS VÍDEOS ABAIXO ILUSTRAM CLARAMENTE O EFEITO PIEZOELÉTRICO EM AÇÃO

Em outras palavras, o choque provocado pelo bastão em uma tigela de cristal de quartzo promove uma deformação a nível atômico, ativando seu campo eletromagnético através do efeito piezoelétrico. Essas cargas somadas à energia eletromagnética emanada pelo campo do terapeuta – a ciência já comprovou que o coração é um potente gerador de pulsos eletromagéticos – são então direcionadas ao paciente que recebe essas cargas elétricas em seus corpos.

 

Essa radiação atua desde os níveis atômicos, organizando-os em estruturas cristalinas, destacando-se a água, o sangue e os ossos como as estruturas mais receptivas a essa irradiação. Mas não para por aí, essa radiação afeta profundamente nosso estado emocional, pois o som possui correspondência dentro do espectro visível da luz. Ativa também o campo mental promovendo ondas cerebrais (brain waves) dos tipos delta, theta, alpha, beta e gamma responsáveis por estados desde o sono profundo, estado meditativo até alta criatividade e foco. E não para por aí ainda não, essa radiação amorosa é amplificada pelo sistema terapeuta-paciente elevando-a até o corpo causal, onde reside nossa alma ou Eu Superior, favorecendo o intercâmbio de energias entre nossa personalidade e esferas mais elevadas. Podemos dessa forma fortalecer nossa intuição, nosso potencial para amar e servir e acessar nosso dharma de forma cada vez mais clara.

 
O ELETROMAGNETISMO CURADOR DA

Intenção Clara & Amorosa

Quando falamos em intenção estamos falando em formas de vida dotadas de consciência capazes de direcionar e focalizar suas energias físicas, emocionais, mentais e espirituais sobre determinado objeto, assunto ou pessoa. O terapeuta ao colocar sua mente em ressonância com suas emoções cria um estado de coerência (heart coherence) entre as virtudes do segundo raio que são amor e sabedoria: a ação torna-se sábia e amorosa.

 

A força eletromagnética emitida pelo terapeuta com sua intenção coerente, somada à intenção do paciente, magnetiza os cristais e instrumentos de quartzo. O efeito mecânico das ondas sonoras é potencializado pelas características eletromagnéticas da intenção. Uma onda eletromagnética pode interagir com a matéria e, em particular, impactar átomos, moléculas e as células que as absorvem, decodificam e reemitem (ver estudos em Primary Cilium). Com instrumentos de cristal de quartzo o efeito piezoelétrico provocado pelo terapeuta ao tocá-los sobre o paciente ou no ambiente, amplificam ainda mais o campo de ressonância da intenção.

 

Marcel Vogel em seus estudos, previu o uso consciente da intenção juntamente com cristais de quartzo descrevendo-os como potencializadores e transmissores de energia informacional quando direcionados à água e plantas, imprimindo neles informações previamente programadas e armazenadas pelo cristal. É importante mencionar que a intenção precisa ser tão clara quanto possível e que o potencial para a cura dependerá da ressonância que será estabelecida entre a pessoa e o terapeuta. Vogel declara que a vibração ressonante de amor incondicional é a mais eficaz para se transmitir energia do quartzo a um determinado objeto. Dessa forma, o terapeuta emite suas melhores intenções de amor, de sabedoria e harmonização, para que estas qualidades despertem e emerjam no campo ressonante do paciente. Qualidades estas que são intrínsecas, portanto, a pessoa já os possui potencialmente em seu Ser Imutável. É importante que isso fique claro durante o atendimento.

 
O BATIMENTO CARDÍACO DA TERRA

A Ressonância Schumann

No começo dos anos 60 o físico alemão W. O. Schumann havia comprovado sua hipótese formulada em 1952, de que ao redor da Terra existiriam ondas eletromagnéticas circulando em ressonância entre a crosta terrestre e a ionosfera. O que ele havia descoberto era o campo eletromagnético do planeta, a "frequência cardíaca atmosférica do planeta" segunda a NASA. Através desse campo cientistas podem analizar fatores climáticos do planeta, atmosféricos, magnéticos e até atômicos. Ela regula toda a atividade natural do planeta e nos protege das radiações solares prejudiciais. Toda a vida existente no planeta evoluiu sob a influência desta frequência, ela foi impressa em nosso DNA. Ela atua como um pano de fundo influenciando o circuito biológico do cérebro mamífero.

 

A frequência ressonante do campo oscila aproximadamente de 7Hz podendo chegar a mais de 30Hz sendo sua média 7,83Hz. Essa faixa de frequência é a mesma faixa na qual ocorre a replicação do DNA. É também encontrada na Teoria dos Microtubos Neurais, que tenta explicar o surgimento da consciência no cérebro. Corresponde também às frequências Theta e Alpha, associadas a estados meditativos, alterados de consciência, relaxamento profundo, sonhos lúcidos, hipnose, mente intuitiva. Logo, sendo este campo nosso blueprint vibracional, ao entramos em contato com a Mãe Terra, com a natureza, rapidamente nosso organismo responde de forma coerente alinhando novamente nossa frequência ao campo do planeta.

 

É por isso que nos sentimos tão bem e em harmonia quando rodeados pela natureza. Mas o que isso tem haver com a Terapia Sonora & Cristal Tudo! Nós podemos induzir esse estado de conexão com o campo da Terra através do som, sem sair da cidade. As tigelas e outros instrumentos de cristal utilizados no atendimento foram todos precisamente afinados na frequência de 432Hz, que ressoa, em oitavas superiores, a mesma faixa de frequência de Schumann. Isso quer dizer que a escala musical utilizada para afinar os instrumentos está em perfeita harmonia com a vibração natural do planeta. Em termos práticos, receber o Banho Sonoro durante o atendimento produz efeitos semelhantes como tomar banho de cachueira, respirar ar puro na floresta, andar descalços, nadar no mar ou escutar o canto dos pássaros.

 
A INFLUÊNCIA DO SOM SOBRE

As Ondas Cerebrais

Em 1924 Hans Berger, um psiquiatra alemão identificou pela primeira vez a atividade elétrica do cérebro utilizando um aparelho de eletroencefalograma. Todo pensamento, emoção e comportamento está enraizado na atividade cerebral, nessa comunicação ininterrupta que acontece entre nossos neurônios. Toda essa atividade gera um campo elétrico, que é caracterizado por seu comprimento de onda. Berger descobriu as ondas Alpha e Beta, mas sabemos hoje que existem as ondas Theta, Delta e Gamma também. Cada uma está associada a um estado de consciência que varia durante o dia e a noite e que é influenciada tanto por fatores externos quanto internos, como estamos nos sentindo e agindo.

Nosso padrão de ondas cerebrais e nossas experiências do dia-a-dia são inseparáveis. Quando essas ondas encontram-se em desequilíbrio um efeito cascata ocorre em nosso padrão emocional e neurofisiológico, comprometendo a saúde. Pesquisas já identificaram que males emocionais e neurológicos estão associados à disfunções nesses padrões. Alta estimulação em certas áreas do cérebro estão relacionadas à transtornos de ansiedade, problemas de sono, pesadelos, dificuldade em relaxar, comportamentos impulsivos, controle da raiva e agressividade comprometidos, fadiga, dores neuropáticas e espasmos musculares. Uma baixa estimulação está ligada alguns tipos de depressão, deficit de atenção, dor crônica e insônia. Em alguns casos a pessoa apresenta uma alternância entre esses dois estados muito relacionado ao TDAH. Instabilidade nos ritmos cerebrais está correlacionado com tiques, transtorno obsessivo compulsivo, bruxismo, ataque de pânico, transtorno bipolar, enxaquecas crônicas, epilepsia, apneia noturna, enjôos e vertigens, diabete, hipoglicemia, transtorno explosivo e tinnitus.

A boa notícia é que estudos sobre meditação, neuroplasticidade e ondas cerebrais, indicam que é possível reestabelecer um padrão harmonioso na atividade cerebral, e mesmo desenvolver novas áreas do cérebro. Através do efeito de entrainment, muitos estudos comprovaram que nosso cérebro tende a imitar uma frequência deste tipo. Essa capacidade da mente de entrar em ressonância através de um estímulo sonoro externo é bastante utilizada por terapeutas do som, quando se deseja obter determinado resultado. Por exemplo, ondas Theta estão associadas aos estados de relaxamento e meditação profunda, portanto, é uma ótima frequência quando se deseja induzir um relaxamento em um paciente que esteja sofrendo de ansiedade ou males relacionados ao estresse.

 

Dr. Gerald Oster descobriu que combinando duas frequências puras, o cérebro era capaz de ler apenas a diferença entre elas. A esse efeito ele chamou de frequências binaurais. Por exemplo, utilizando-se um diapasão de 100Hz no ouvido esquerdo e outro de 104Hz no direito, o cérebro irá reconhecer os 4Hz de diferença como frequência. Através dessa técnica pode-se induzir o entrainment na atividade cerebral para fins diversos, desde melhorar a atenção, a criatividade, o sono, relaxamento, estados meditativos, até melhoras em estados patológicos graves como hipertensão, dor crônica, males cardíacos, enxaquecas. Uma versão mais moderna em relação a frequência binaural são as frequências isocrônicas, cujos efeitos demonstram serem mais efetivos e a utilização dos fones de ouvidos pode ser dispensada.

 

Na Terapia Sonora utilizo um conjunto de diapasões de alumínio contendo todas as frequências de Gamma à Delta para induzir estados de relaxamento ou de atividade dependendo do caso. A maior parte dos instrumentos harmônicos quando tocados também irão emitir frequências na faixa das ondas cerebrais por conta dos harmônicos produzidos. Com as tigelas de quartzo o efeito não é diferente, já que quase 100% dos pacientes dizem relaxar profundamente durante as sessões.

Ondas Delta: a onda da regeneração e do sono profundo

A frequência Delta varia aproximadamente entre 0.5 a 4Hz. É a mais lenta das frequências e é experimentada em sono profundo, sem sonhos e em profunda meditação transcendental, onde a consciência está totalmente isolada. Está associada aos processos de regeneração celular e do DNA, ao hormônio do crescimento (melatonina secretada pela glândula pineal durante a noite que regula o sistema imunológico e a síntese de outros hormônios. Entre muitas coisas, o sono profundo é importante para o processo de cura – está conectado com a cura profunda já que nesse estado o corpo busca uma homeostase entre todos os sistemas cujo resultado é uma harmonização geral. Por isso, não ter sono profundo o suficiente é prejudicial para a sua saúde em mais de um sentido. Nos últimos 3 meses de gestação a atividade de ondas Delta aumentam no feto até seu nascimento e perduram predominantes até o primeiro ano de vida. Delta é o reino da mente inconsciente, a porta de entrada para a mente universal. Nesse estado nós nos recarregamos, recebemos a energia vital que mantém a roda da vida girando no dia seguinte.

Ondas Theta: a onda da meditação profunda e da criatividade

As ondas cerebrais Theta vibram entre 4 e 7 Hz. Estão presentes durante a meditação profunda e no sono leve, incluindo o importante estado de sonho MRO (Movimento Rápido dos Olhos). É o reino do seu subconsciente e só experimentado momentaneamente quando você cai no sono de Alpha e acorda de um sono profundo (a partir de Delta). Diz-se que um sentimento de profunda conexão espiritual e unidade com o universo pode ser experimentado em Theta. A maioria dos programas profundos da sua mente está em Theta e é onde você experimenta visualizações vivas, grande inspiração, profunda criatividade e visão excepcional, mas também os traumas da infância, os medos inconscientes, pesadelos. Ao contrário de suas outras ondas cerebrais, a voz indescritível de Theta é uma voz silenciosa. É na fronteira Alpha-Theta, a partir de 7 Hz a 8 Hz, onde começa a faixa ideal para a visualização, programação e o uso do poder criativo de sua mente. É o estado mental em que você conscientemente cria a sua realidade. Nesta freqüência, você está consciente do seu entorno no entanto o seu corpo está em relaxamento profundo.

Ondas Alpha: a onda do "flow" e da intuição

O estado Alpha é a ponte entre a mente subconsciente em Theta e a mente consciente em Beta. As ondas cerebrais Alpha variam entre 8 e 13 Hz e estão presentes quando estamos em relaxamento profundo e geralmente quando os olhos estão fechados. Também quando se está entrando em um lindo sonho ou durante a meditação. É a onda do "momento presente" quando a pessoa está com a mente relaxada ou em profundo estado de fluxo com alguma atividade. É um estado ideal para programar a mente e também aumentar a sua imaginação, visualização, memória, aprendizagem e concentração. A voz de Alpha é a sua intuição, que se torna mais clara e mais profunda quanto mais perto você chegar a 7,5 Hz. Lembra-se que a média da frequência de Schumann é 7,83 Hz, portanto alpha permite esse senso de conexão profunda com a natureza, com o planeta e consigo mesmo.

Ondas Beta: a onda do raciocínio e da mente consciente

As ondas cerebrais Beta estão associadas à consciência normal de vigília e um estado elevado de alerta, ao foco, à lógica, percepção consciente e ao raciocínio crítico. Enquanto as ondas cerebrais Beta são importantes para o funcionamento eficaz durante todo o dia, elas também podem traduzir-se em estresse, ansiedade e inquietação. A voz de Beta pode ser descrita como sendo aquele crítico e persistente sussurro interior que vai aumentando a medida que você muda de faixa. Portanto, como a maioria dos adultos operam em Beta e com o problema de excesso de cortizol no sistema nervoso provocado pela vida estressante atual, é fundamental que a pessoa encontre meios para relaxar a mente e o corpo afim de sair da faixa de ondas Beta e descer para Alpha, Theta e Delta.

Ondas Gamma: a onda dos insights e da memória

Ondas cerebrais Gamma são a mais recente descoberta e é a frequência mais rápida, acima de 40Hz. Enquanto pouco se sabe sobre este estado da mente, investigações iniciais mostram que as ondas Gamma estão associadas com fortes rajadas de discernimentos (insights) e de alto nível de processamento da informação. ondas cerebrais gama estão na faixa de onda cerebral de maior frequência. Uma variedade de estudos tem associado as ondas gama com a formação de ideias, processamento linguístico e vários tipos de aprendizagem. As ondas gama também têm sido associadas ao ato cognitivo de processar memórias – a taxa de ondas parece correlacionar-se com a velocidade com que um sujeito pode recordar memórias; quanto mais rápidas as ondas, mais rápido a lembrança. Uma teoria atual sugere que as ondas cerebrais gama podem desempenhar um papel na criação da unidade da percepção consciente. Embora uma investigação ainda está para ser concluída, a teoria aponta para uma possibilidade muito interessante onde as ondas gama estariam envolvidas na autoconsciência.

 
AS PROPRIEDADES CRISTALINAS DA 

Água Estruturada

Nos estudos que conduziu utilizando Cristais Vogel facetados, água e plantas, Marcel Vogel demostrou que a água possui uma correlação altíssima com a estrutura angular atômica do quartzo. Os dois são formados por tetraedros com ângulos semelhantes, as vezes iguais. Essa similaridade estrutural, segundo ele, possibilita uma compatibilidade harmônica entre as substâncias. A energia entre eles torna-se ressonante de forma que a informação contida no cristal pode ser transferida na forma de energia quântica para a água. A água imediatamente torna-se mais pura (fator 454) aumentando seu espectro informacional, mais cristalina, com estruturas moleculares ordenadas, exatamente como nos cristais de quartzo.

 

Para ele, essa água torna-se um líquido com as mesmas propriedades do quartzo. Pode amplificar, absorver, guardar, liberar e regular energias. Em um dos estudos com plantas, ele magnetizou a água com a informação de um fertilizante, que antes havia sido programado no cristal. Ele então utilizou a água em uma amostra e deixou outra recebendo água normal. O resultado mostrou que a planta com água magnetizada se desenvolveu com as mesmas variações de crescimento de plantas que receberam o fertilizante em si, enquanto a amostra controle com água normal não apresentou tal índice de fertilização. Essas descobertas ainda estão por serem reconhecidas e levadas à frente. As aplicações seriam inúmeras, já que a água é o solvente com maior presença no planeta.

 

No campo terapêutico, sendo o corpo humano constituído por uma grande massa de água, somos altamente influenciáveis por energias harmônicas de alta vibração, que, ressoadas por instrumentos de quartzo, atingem as moléculas de água do corpo e se distribuem por todo organismo, desde as células, ossos, órgãos, tecidos, todos os sistemas, promovendo o restauro da memória celular, do DNA, de ondas cerebrais benéficas. O efeito geral é de uma completa reestruturação orgânica, desbloqueio de fluxos energéticos, alinhamento dos chakras e nadis, concorrendo para que o processo de cura aconteça e a harmonia seja restabelecida.

A ÁGUA TEM MEMÓRIA POR SADHGURU

Ative a legenda em português na barra inferior do vídeo

"Without changing the chemical composition of the water, you can rearrange the molecular arrangement in such a way that the water will behave completely in a different way than the way it does, to such an extent, it’s sensitive to this extent, that if I take a glass of water in my hand and just look at it in a certain way and give it to you, well-being will come to you."
queromecuidar@elevaterapia.com.br | agendamentos 11 99677 8728
A SERVIÇO DA BELEZA...
SHANTI OM
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon